As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional. Veja os diversos tipos de açúcar pela ordem crescente de índice glicêmico
Você já se perguntou sobre os tipos de açúcar? Diferença entre cada um deles, qual o melhor para sua saúde? A qualidade do açúcar pode variar de acordo com a origem do produto e com o seu processo de fabricação. O mais comum é obtido através da cana de açúcar. Menos frequentemente vemos o de coco.
Geralmente, quanto mais escuro, mais vitaminas e sais minerais ele possui e mais perto do estado bruto ele está. Já a cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, que foi o refinamento.
Não faltam opções de tipos de açúcar nas prateleiras do mercado: cristal, refinado, demerara, mascavo… Mas qual o melhor tipo de açúcar?
As principais diferenças entre os açúcares aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional. Pela ordem crescente de índice glicêmico temos:
Açúcar branco
É o açúcar refinado, comum. Inicialmente apresentado na cor marrom, o açúcar refinado recebe uma série de produtos químicos que alteram sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme. No entanto, esse processo de refinamento faz com que o produto perca suas vitaminas e sais minerais.
Açúcar demerara
O demerara se diferencia por passar por um leve processo de purificação e refinamento, mas sem a utilização de aditivos químicos. Ele mantém os minerais presentes na cana-de-açúcar e dilui mais facilmente. Além disso, ele tem um sabor mais leve que o do açúcar mascavo.
Açúcar mascavo
É o açúcar em forma bruta, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado. Sem refinamento, são preservados o cálcio, o ferro e os sais minerais.
Açúcar de coco
É obtido a partir da seiva do coqueiro, não sendo extraído do fruto. É minimamento processado, não contém conservantes e nem passa por processos de refinamento. Além disso, o açúcar de coco tem um índice glicêmico mais baixo, ajudando a não alterar muito a glicemia.
Xylitol
É o açúcar encontrado nas fibras das frutas, vegetais e cogumelos. Pode ser utilizado na culinária em preparações de doces e para adoçar bebidas, já que seu gosto é muito semelhante ao açúcar comum. Mas em altas dosagens pode causar desconfortos gástricos, inchaço e diarreia.
Esses foram os tipos de açúcar. Mas é bom lembrar que o ideal seria desvincular o paladar do doce. Ou seja, ao invés de ficar trocando o tipo de açúcar, procurando um com o menor índice glicêmico, ir diminuindo cada vez mais o consumo até conseguir ficar sem. Que tal esse desafio?
Comentários