Com um pouquinho de disciplina e sem muitas cobranças, é possível manter o corpo saudável na pandemia. Veja dicas
Manter a mente e o corpo saudáveis em tempos de pandemia é um dos nossos grandes desafios. Com o trabalho em casa, a rotina desregulada e a ansiedade em alta com as incertezas desse período de quarentena, é comum acabar esquecendo de cuidados com o próprio bem-estar. No entanto, com um pouquinho de disciplina e sem muitas cobranças, é possível manter o corpo saudável na pandemia.
Como manter o corpo saudável na pandemia
Primeiramente é preciso colocar a rotina em ordem, aceitando o momento e fazendo adaptações dentro do que é possível.
“Diante da situação, acabamos por deixar correr a ansiedade, esquecendo de tudo e achando que só existe o vírus no mundo”, observa Dra. Adriana Meneses, médica nutróloga da Clínica You Heal, ao ressaltar que essa postura acaba por deixar as pessoas ainda mais angustiadas, perdendo o sono e a saúde mental.
Para a especialista, é preciso se atentar a três pontos essenciais no seu dia a dia para manter o corpo saudável na pandemia: o sono, a alimentação e a atividade física.
O ritmo desses itens, inevitavelmente, é alterado quando precisamos ficar em quarentena. Mas veja como se manter saudável, mesmo sem poder fazer atividades físicas nas academias e com a geladeira à disposição ao nosso lado.
Cuide da alimentação
“Não se cobre demais, porque realmente é um momento diferente na nossa vida. Mas não se entregue às besteiras”, sentencia a nutróloga, revelando uma dica simples para melhorar a alimentação: “Tente comer o mais natural possível”.
Invista em frutas, legumes, verduras, grãos, carnes e ovos, que são saudáveis e excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais.
Não esqueça também de colocar em seu cardápio os super alimentos que ajudam na imunidade, como o açafrão, gengibre e aveia. Além de beber muita água.
Faça atividade física
Entenda como atividade física qualquer exercício possível dentro da sua rotina. Não se entregue à ideia de que a academia está fechada e não tem como fazer nada. O sedentarismo influencia diretamente na sua qualidade de vida.
“É preciso reservar pelo menos 15 a 20 minutos diários para uma atividade que pode ser até mesmo subir e descer escadas”, explica a médica, ao alertar para o fato que ficar parado prejudica também a saúde mental, principalmente das pessoas que já treinavam antes e pararam.
Durma bem
Cuide da qualidade do seu sono. Tente desligar as luzes de casa mais cedo e evite ficar assistindo televisão até mais tarde. “Com essa pandemia, algumas pessoas não têm horário para acordar e acham que podem ficar assistindo TV até tarde, mas isso não é bom”, revela Adriana.
Ela explica, ainda, que o hábito atrapalha o ciclo circadiano, que é o período de 24 horas sobre o qual o nosso ciclo biológico se baseia. Alterando esse ciclo, você tem um desajuste na saúde física e na questão hormonal.
Faça essas simples adaptações na sua rotina e veja como melhora a sua qualidade de vida.
Comentários