É possível emagrecer dormindo, já que é durante a noite que as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente
Já parou para pensar que o seu processo de emagrecimento pode ser prejudicado pela qualidade do seu sono? É durante a noite que nosso organismo libera hormônios responsáveis pela quebra de gordura e também aqueles que ajudam no controle da fome e saciedade. Preste atenção nas dicas e veja como emagrecer dormindo.
Como é possível emagrecer dormindo?
O processo de emagrecimento geralmente é associado a uma jornada sofrida e cheia de restrições. O foco nas dificuldades, no entanto, não nos faz enxergar detalhes simples, mas que podem fazer toda a diferença nesse momento. Uma boa noite de sono é um deles.
Sim, é possível emagrecer dormindo. Isso acontece porque as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente enquanto dormimos. Dessa forma, o seu metabolismo se acelera, aumentando a capacidade do corpo de transformar energia.
Assim, os hormônios ficam regulados, você come com equilíbrio e emagrece. Mas atenção! Para isso, é preciso que você tenha pelo menos 7h30 de uma boa noite de sono. Ou seja, aquela noite revigorante, que te faz acordar descansado.
Noites mal dormidas podem ser prejudiciais para o ganho de massa magra
Quem dorme mal pode ter uma queda de 10% a 30% na produção de testosterona, principal hormônio anabólico produzido pelo corpo. Além disso, privar-se do sono também pode causar resistência do corpo à insulina. O hormônio é responsável por levar glicose para o interior dos músculos, o que pode afetar a hipertrofia muscular.
Com uma boa noite de sono, há a liberação do hormônio do crescimento. Sem o descanso, a produção do mesmo pode despencar, já que cerca de 50% é liberado enquanto estamos desligados. Mesmo que o organismo tente compensar a falta durante o dia, manter uma rotina de sono melhora a recuperação muscular.
Dicas para emagrecer dormindo
Tenha uma boa alimentação
Para conseguir ter uma boa noite de sono, você precisa comer de maneira correta. Além disso, há alimentos específicos que devem ser consumidos durante à noite e que ajudam a potencializar a liberação hormonal.
Da mesma forma, há outros alimentos que podem prejudicar esse processo. Um exemplo são os carboidratos de má qualidade que diminuem a liberação do hormônio GH, que é um hormônio lipolítico, isto é, quebra gordura.
Pratique a higiene do sono
Adote alguns hábitos na sua rotina para melhorar as condições do seu sono. Exemplo: deite sempre na mesma hora. Evite o uso de celular, televisão ou outros aparelhos que te deixem estimulado. Tome um banho relaxante e leia um livro leve. Pequenas medidas ajudam a ter uma noite de descanso.
Faça atividade física
Os exercícios ajudam a relaxar o corpo e a mente e estimulam uma boa noite de sono. De qualquer forma, evite fazer atividade física próximo do horário de dormir. Isso porque o metabolismo fica acelerado durante um tempo, o que pode acabar prejudicando o sono.
Ou seja, tenha o sono como seu aliado no processo de emagrecimento e ganho de massa magra.
Quer ajuda para seu processo de emagrecimento? Agende um horário conosco!
Comentários